terça-feira, 12 de julho de 2011

IDOSOS GORDINHOS MORREM MENOS

Uns quilinhos extras vão bem - para quem tem 70 anos ou mais. Essa é a conclusão da Sociedade Geriátrica Americana, que acompanhou 9 mil idosos e constatou que a mortalidade dos velhinhos acima do peso era 13% menor do que entre os magros.  Os cientistas não sabem explicar o porquê.

Revista Superinteressante - Ciência Maluca, por Thiago Perin, p. 28 - Abril/2011

Acho que eu descobri isso antes deles e resolvi adiantar a minha 3ª idade para prolongar a vida. É melhor eu não apressar as coisas, né?!

A LUA influencia o crescimento dos cabelos?

   
Há quem diga que cortar na lua minguante enfraquece os fios, na lua crescente os faz crescer, na lua cheia aumenta o volume e na lua nova fortelece raízes.  Mas a ciência garante: é lenda.
    Pra não deixar dúvida: a Lua age somente sobre massas extensas, como os oceanos (maré). Como diz Fernando Lang da Silveira, do Instituto de Física da UFRGS, "isso explica porque ela não atrai piscinas ou copos d'água". Muito menos os fluidos dos vasos capilares.
    A origem da crença está na agricultura primitiva que organizava seus ciclos pelas fases da Lua. No hemisfério norte, até hoje a última lua cheia da primavera é chamada de "lua da colheita". "Não demorou para alguém achar que o que era bom para as plantas era bom pros cabelos", diz Dan Bush, historiador especializado em folclore e tradições americanas.
    Adicione a isso a astrologia, [...] e pronto: estava consagrada uma lenda urbana. Na França, existem até os "cabeleireiros de lua cheia", qua na primeira noite dessa fase lunar deixam seus salões abertos madrugada adentro para atender clientes.

Revista Superinteressante, Respostas, por Laís Montagnana, p. 48 - Abril/2011.

Pois, se assim fosse, acho que explicaria a situação atual dos meus cabelos - devo tê-los cortado, por distração, durante algum eclipse lunar. KKKKKKK!!!!

Por que um ROLEX é o relógio favorito dos ladrões?


  • Custam de R$ 10 mil até o preço de uma casa.
  • Ele tem mais tecnologia que sua casa:
    • Sua caixa blindada, Oyster Perpetual (ostra perpétua) suporta até 3900m (3,9 km), dependendo do modelo; enquanto uma ostra (molusco) só suporta 650 metros de profundidade, no máximo. Motivo: fundo de titânio, "vidro" de 0,5 cm de espessura. Aliás, vidro não, safira sintética, algo bem mais sólido que vidro.
    • O anel do Rolex (semelhante ao do Champion - clone do Rolex, que pode ter anéis trocados  de várias cores) não se troca, porém, é feito com cerâmica de ônibus espacial - encontrada no nariz preto das naves, para resistir às dores da reentrada na atmosfera.
    • Rolex não tem bateria nem corda. Possui um "rotor perpetuo": um peso que gira livre em torno do próprio eixo. Os movimentos do braço fazem ele girar e a força é liberada para os ponteiros. Autonomia fora do pulso: 50 horas.
    • Sua caixa é de aço inoxidável 904L (diferente dos demais relógios que usam aço 316L). É tão duro que a empresa teve que desenvolver uma prensa de 250 toneladas para moldar os relógios.
    • Há versões feitas de ouro e/ou platina que custam mais de R$ 100 mil.
    • Não há terceirização em sua produção. Da laminagem do aço aos testes de resistência, tudo é feito nas 4 sedes da empresa, na Suíça.
Resumido da Revista Superinteressante - Contém, por Alexandre Versignassi e Eduardo Szklarz - abril/2011.

Pôxa, acho que isso explica porque o Rolex é um objeto de desejo não só dos ladrões.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

JOÃOZINHO AOS 70

Joãozinho, aos 70 anos, encontra o Padre na rua e diz:     - Padre, quero me confessar, mas... não com o senhor, e sim com um anjo. O que faço?
    - Se minha presença te inibe, Joãozinho, eu posso dar poderes ao sacristão para ouvir sua confissão.
    - Não seu padre. Eu tenho dois pecados gravíssimos que só posso confessá-los a um anjo. Ajude-me!
    - Calma, filho. Vá a missa domingo que te arranjarei o anjo desejado.
    - Grato seu padre, estarei lá.
    Esperto, o padre articulou com o sacristão para que no final da missa, na hora da confissão, o sacristão se fantasiasse de anjo, com asas e tudo mais, pois ele desceria do teto da igreja amarrado a uma corda liberada aos poucos pelo próprio padre. O sacristão topou. E, no fim da missa... no domingo... Joãozinho dirige-se ao confessionário e ao ver o suposto "anjo" descer do alto ajoelha-se e confessa-se:
    - Sabe o que é, seu anjo.  É que eu estou pegando a mãe do padre e a mulher do sacristão.
E o "anjo" responde:
    - Sua penitência é 20 Ave-Marias pela mãe do padre e 2000 Pai Nossos pela mulher do sacristão.
    - Justíssimo, seu anjo. Pois, a mulher do sacristão é muito mais gata que a mãe do padre. Muito obrigado, seu anjo, vou agora mesmo pagar minha penitência.
O sacristão fez sinal, o padre puxou a gorda e curioso indagou:
    - E aí sacristão, como se sente em sua primeira experiência como anjo?
Diz o sacristão:
    - Horrível seu padre... horrível!!! Pois, desci como anjo e subi como um corno, puxado por um filho da piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!

KKKKKKKKKKKKK!!!

PERGUNTAS SUPERINTERESSANTES

Por que Urso Polar, com tanta gordura, não sofre de colesterol alto?
  • Segundo Ana Vitória da Silva, do departamento de Fisiologia da UFPR, boa parte dessa energia (metabolizada) é transformada em gordura para se proteger do frio, e boa parte dessa gordura é queimada com toda a natação praticada na hora de encontrar [...] alimento.

Por que as galinhas não caem do poleiro quando dormem?
  • As aves tem um sono que [...] permite o descanso parcelado do cérebro: enquanto um lado está em repouso, o outro está em atividade. Isso evita que as aves relaxem a ponto de despencar, mantendo travados os tendões, explica a bióloga Regiane Paiva, do setor de aves da Fundação Parque Zoológico Municipal de São Paulo. Ou seja, [...] galinhas - elas nunca dormem.
Revista Superinteressante - Oráculo, p.54 - abril 2011.

CÂNCER surgiu há 1 bilhão de anos

NOVO ESTUDO SUGERE QUE DOENÇA SE ORIGINOU EM FORMAS DE VIDA PRÉ-HISTÓRICAS.

    Cada vez mais gente tem câncer -  segundo a OMS, o nº de casos vai crescer 50% até o fim da década.  Consequência do estilo de vida moderno. Mas um novo estudo sugere que o câncer (divisões celulares - reprodução - fora de controle - tumor) na verdade, pode ter origens remotas - em criaturas muito antigas, os metazoários, que existiram há aproximadamente 1 bilhão de anos.
célula cancerígena em reprodução
    Naquela época, as formas de vida mais sofisticadas eram meros agrupamentos de células, praticamente iguais e com o único objetivo de se reproduzir a qualquer custo. Esse comportamento é extremamente parecido com o dos tumores - cujas células apresentam pouca diferenciação de funções e se multiplicam de forma descontrolada. Os cientistas acreditam que, como o ser humano evoluiu a partir dos metazoários (sub-reino animal) o câncer é provocado por resíduos do DNA deles: fragmentos genéticos de 1 bilhão de anos atrás, que estão dentro das nossas células - e voltam à vida na forma de tumor.[...] se existe há 1 bilhão de anos, o câncer teve tempo para desenvolver táticas de sobrevivência.[...]  A boa notícia é que desvendando a origem dos tumores, será possível enfrentá-los melhor.

Revista Super Interessante - Supernovas, p.18 - Abril de 2011.