sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

PERGUNTAS SUPERINTERESSANTES III

A TERRA GIRA EM TORNO DE SI MESMA (Rotação). SE UM HELICÓPTERO FICAR "PARADO" NO AR POR UM DIA ELE DARÁ A VOLTA AO MUNDO?


(Pergunta de Julio César Ribeiro, Campinas, SP)

Intrigante. Mas a resposta é não, graças à gravidade, aquela linda. Mesmo em pleno voo a aeronave está ligada ao sistema gravitacional e seguindo o movimento de rotação, bem lembrado por você. Assim, ela segue se movendo junto com o planeta. Se desse para ficar parado no ar, não precisaríamos de aviões para viajar o mundo, segundo Claudio Bevilacqua, físico e astrônomo da UFRGS. Você pode ser beija-flor, helicóptero ou Dadá Maravilha que não estará parado no ar.


Quando meu cabelo voltou a crescer após eu me tratar de câncer, ele passou de liso e ondulado a crespo e volumoso. Por quê? Já existiam cabelos crespos no meu DNA?
(Pergunta de Benedito Abreu Almeida)


O primeiro pelo que cresce após uma queda como a sua cresce curto e sem peso, por isso tende a encrespar. Segundo Luis Fernando Venegas, oncologista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, "o cabelo é definido desde o nascimento, não muda por causa da quimioterapia". Ou seja, seu cabelo voltará a ser o mesmo.




Se o corpo precisa ser mantido a 36ºC, por que essa não é a temperatura mais agradável, mas 22ºC? (Pergunta de Jaime Alex Dambros, Joinville, SC)

Isso está ligado ao gasto de energia do corpo, que acontece o tempo todo. Seguinte: 36ºC é a temperatura interna média. Abaixo da garganta, está a 37ºC. Nas extremidades, a 32ºC. "É necessário haver uma diferença da ordem de 10 graus para que o corpo dissipe no ar a energia liberada", explica o físico Delcio Basso, da PUC-RS. Por isso 22ºC é bom: nem alto, que dificultaria a perda de energia gerando sensação de calor, nem baixo, o que facilitaria essa perda causando frio. E 22ºC é a temperatura média de Joinville, seu sortudo.
Superinteressante, Oráculo - Junho/2011, p. 45.

O mundo gira, debaixo dos caracóis dos seus cabelos a cerca de 22ºC. Que doido, heim!!!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

CÂNCER É CARANGUEJO?

     No zodíaco, o signo de Câncer é representado por um caranguejo. Em grego, caranguejo é carcinos. Na linguagem médica, tumores cancerosos são conhecidos como carcinomas. Afinal que relação existe entre crustáceo e a doença?
  
File:Adrenal Tumor.JPG
     A relação é estética. O oncologista Gilberto Schwartsmann explica que tumores têm a aparência de um caranguejo.


Superinteressante - Oráculo - p.45 - Julho 2011


Fale isso para aquele amigo sabe-tudo fã de Cavaleiros do Zodíaco.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O MUNDO ACABARÁ EM 2012? Alunos e internautas, eis a resposta.

FIM DO MUNDO EM DEZEMBRO DE 2012 É UM  ERRO DE INTERPRETAÇÃO.

     Um novo estudo feito pelos cientistas SvenGronemeyer e Barbara Macleod, da Universidade da Trobe (Austrália), concluiu que as inscrições maias do sítio arqueológico de Tortuguero, no México, não se referem ao fim do mundo em dezembro de 2012, e sim ao retorno do deus BolonYokte, que voltaria ao término de uma era e ao começo de outra.  Esta nova interpretação foi divulgada no início do mês pelo Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do México.
     A data de 21 de dezembro de 2012 citada nas inscrições do povo indígena maia gerou diversas especulações sobre supostas "profecias maias do fim do mundo", versão que foi rejeitada pelos arqueólogos e epigrafistas.

Revista Impacto de Carpina - Ciência - nº 28 - dezembro de 2011.

Bom, você que estava pensando em pedir empréstimos impagáveis à agiotas, esqueça!

PIADA 01-2012: ACIDENTE FATAL

    O motoqueiro está a 200 km/h na estrada quando estoura o zíper da sua jaqueta. Para evitar o frio no peito, ele resolve vesti-la ao contrário. Dois quilômetros depois, a moto derrapa e ele voa para o meio do mato.
    Logo atrás vem um carro com dois portugueses, que vão socorrer o coitado. Dali a pouco chega a polícia, que examina o motoqueiro e pergunta aos portugueses:
- Ele morreu na hora?
Um dos lusitanos responde:
- Não, morreu agora há pouco, quando tentávamos virar o pescoço dele para o lado certo.

KKKKKKKKK!!!! Aí, Jesus!!!!