sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

PERGUNTAS SUPERINTERESSANTES III

A TERRA GIRA EM TORNO DE SI MESMA (Rotação). SE UM HELICÓPTERO FICAR "PARADO" NO AR POR UM DIA ELE DARÁ A VOLTA AO MUNDO?


(Pergunta de Julio César Ribeiro, Campinas, SP)

Intrigante. Mas a resposta é não, graças à gravidade, aquela linda. Mesmo em pleno voo a aeronave está ligada ao sistema gravitacional e seguindo o movimento de rotação, bem lembrado por você. Assim, ela segue se movendo junto com o planeta. Se desse para ficar parado no ar, não precisaríamos de aviões para viajar o mundo, segundo Claudio Bevilacqua, físico e astrônomo da UFRGS. Você pode ser beija-flor, helicóptero ou Dadá Maravilha que não estará parado no ar.


Quando meu cabelo voltou a crescer após eu me tratar de câncer, ele passou de liso e ondulado a crespo e volumoso. Por quê? Já existiam cabelos crespos no meu DNA?
(Pergunta de Benedito Abreu Almeida)


O primeiro pelo que cresce após uma queda como a sua cresce curto e sem peso, por isso tende a encrespar. Segundo Luis Fernando Venegas, oncologista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, "o cabelo é definido desde o nascimento, não muda por causa da quimioterapia". Ou seja, seu cabelo voltará a ser o mesmo.




Se o corpo precisa ser mantido a 36ºC, por que essa não é a temperatura mais agradável, mas 22ºC? (Pergunta de Jaime Alex Dambros, Joinville, SC)

Isso está ligado ao gasto de energia do corpo, que acontece o tempo todo. Seguinte: 36ºC é a temperatura interna média. Abaixo da garganta, está a 37ºC. Nas extremidades, a 32ºC. "É necessário haver uma diferença da ordem de 10 graus para que o corpo dissipe no ar a energia liberada", explica o físico Delcio Basso, da PUC-RS. Por isso 22ºC é bom: nem alto, que dificultaria a perda de energia gerando sensação de calor, nem baixo, o que facilitaria essa perda causando frio. E 22ºC é a temperatura média de Joinville, seu sortudo.
Superinteressante, Oráculo - Junho/2011, p. 45.

O mundo gira, debaixo dos caracóis dos seus cabelos a cerca de 22ºC. Que doido, heim!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, clique aqui.