sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

FINALMENTE... O RECONHECIMENTO (Quarentão homenageado)

    No dia 12 de setembro de 2012, completei 40 anos de vida. E, de forma quase inesperada, a 7ª série, turma A, do Damas Santa Cristina, me fizeram uma linda homenagem. Tive direito a um vocal coletivo cantando amigos para sempre, uma camisa com minha foto e uma espécie de pergaminho, ENORME, com uma cartinha de cada aluno declarando seu carinho e/ou agradecimento a mim. Abaixo destaco trechos de duas delas.

Professor Renan

    Existem vários modos de começar uma carta, mas para mim, o melhor seria falar da primeira vez que o senhor entrou na nossa sala, quando ainda estávamos na 4ª série, conhecendo os professores (do ensino fundamental II). Admito que não me lembro o que o senhor falou, pois, na época, eu nem ligava, mas, lembro-me, como se fosse ontem, da primeira piada, pois, foi a partir dela que comecei a pensar que seria legal ir para a 5ª série. Nossa! Faz tanto tempo...
     Não sei quando, mas, do nada, o melhor momento da semana passou a ser as incríveis aulas de ciências e a paixão por essa matéria aumentou. O senhor, com toda a paciência, conseguiu "domar" a turma, e por incrível que pareça, ela começou a prestar atenção em alguma aula, começou a ter uma relação verdadeira com um professor. O senhor pode não saber, mas te devemos muito!
    O senhor sempre consegue captar a nossa atenção, seja com aulas divertidas e produtivas, até contando as suas histórias, e quantas histórias...[...] A relação aluno-professor, com o senhor, passou a ser uma relação de amizade e respeito. Mas, nem sempre é tudo um mar de rosas e, por vezes, existem complicações que acabam, como o senhor diz: "enfraquecendo a amizade", mas temos que admitir os nossos erros e, aos poucos, reconstruir a confiança, essa é mais uma das coisas que o senhor me ensinou!
     Eu falo por mim quando digo que graças ao senhor eu tenho uma paixão inexplicável por ciências! O senhor transformou a sala, sem nem ao menos perceber! [...]
     Muito obrigado por tudo e, principalmente, por ser exatamente que o senhor é!

Giovanna Lira


Professor Renan

    [...] Sabe professor, lembro-me que a primeira vez que lhe vi foi quando, o senhor estava passando com uma cobra morta (para ser preservada em formol). Depois de 1 ano, já na 4ª série, vi o senhor de novo, assim, se apresentando como futuro professor da nossa turma.
    Chegamos na 5ª série e enfim, o senhor era nosso professor. Lembro-me das piadas que o senhor contava, com graça ou não, entendendo ou não a gente sempre caia na risada e, quanto mais o senhor contava mais a gente queria.
     Também teve a 6ª série e nossas aulas de Ciências ficavam, a cada dia, melhores e, quando chegou o final do ano (último bimestre)... o que a gente mais queria (estudar a reprodução humana), já que o assunto era muito interessante. Ficamos muito anciosos, só esperando a sua aula, ... sinceramente era a única aula que eu via todos os bagunceiros prestando atenção.
         [...] e aqui estamos nós, em mais um ano juntos, [...]
    Hoje eu peço muito obrigada pelas reclamações e "puxões de orelhas" que levei, tenho certeza que era só para o meu bem.
     Ainda bem que nós vamos aproveitar mais um pouco, já que nosso projeto do CRIARTE (semelhante aos projetos de feitas de arte e ciências) será desenvolvido com o senhor. Sempre tivemos essa vontade e, finalmente, conseguimos. Professor com certeza nós pretendemos impressionar a todos. [...]
     E pretendemos aproveitar, e muito, com o senhor.

Maria Luiza de Oliveira


     Eu estava para baixo nesse período, mas... com essas e outras palavras, aqui não publicadas, vocês me ergueram. E ergueram-me tão alto que acho... acho não, tenho certeza, vi DEUS.
     Muito obrigado: ALAN, ALANE, ANDRESA, ÂNGELO, ALICE, ÁUREO, CRIZLANE, DÁVILLA, DAYANA, DAYANNE, EMANUEL, EVELEN, GABRIELLY, GIOVANNA, HÍTALO, IGOR, ISABELLE, ISIS, JERÔNIMO, JOANA, JULIANA, LILIAN, MIRELLY, LUANA, MARCELLE, MARIA LUIZA, MARÍLIA, MAURÍCIO, PÉTRISON, SAMARA, VICTOR e VINÍCIUS.

Prof. Renan Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, clique aqui.