sexta-feira, 6 de abril de 2012

AMERICANO RECEBE UM NOVO ROSTO

Norris: antes do acidente, acidentado e pós-transplante.
BALTIMORE (AE-AP) - Após 15 anos usando uma máscara e vivendo em reclusão, um norte-americano de 37 anos da Virgínia, que ficara desfigurado após um acidente com arma, recebeu um novo rosto, nariz, dentes e mandíbula.  Segundo médicos da Universidade de Maryland, foi a cirurgia de transplante de face mais abrangente já realizada.  Richard Lee Norris, de Hillsville, se recupera bem após a cirurgia, realizada na semana passada. Ele já começa a sentir o rosto e já escova os dentes e faz a barba [...]. Ele também recuperou o sentido do olfato, que havia perdido após o acidente.
    Norris, [...] vivia recluso e fazia compras à noite. Segundo o médico Eduardo Rodriguez, que coordenou a cirurgia, Norris espera ter sua vida de volta. "É uma experiência surreal olhar para ele. É difícil não fixar o olhar. [...]"
    A cirurgia, que durou 36 horas, foi a mais abrangente já realizada porque incluiu o transplante de dentes, das mandíbulas superior e inferior, um pedaço da língua e todo o tecido facial do couro cabeludo até a base do pescoço, disse Rodriguez.  Este foi o 23º transplante de face desde que os médicos começaram a fazer o procedimento, sete anos atrás.

Folha de Pernambuco (Planeta), p. 11, Recife, 29 de março de 2012.

Show da medicina em nome do bem estar!  Mas, tomara que os fugitivos da Interpol não leiam esta reportagem.

Um comentário:

Dê sua opinião, clique aqui.