sexta-feira, 6 de abril de 2012

JESUS: O que Ele fez entre os 12 e os 30 anos? O que moldou Seu pensamento nesses 18 "anos ocultos"? Afinal, o que ele fez antes de profetizar na Galileia?

A BÍBLIA NÃO CONTA. MAS A HISTÓRIA E A ARQUEOLOGIA TÊM MUITO A DIZER.

Uma coisa é certa.  Aos 13 anos, Jesus celebrou o bar mitzvah, ritual que marca a maioridade religiosa do judeu.
[...]
Capinteiro? Talvez não. "Em Marcos, o mais antigo dos Evangelhos, Jesus é chamado de tekton, que no grego do século 1 designava um trabalhador do tipo pedreiro, não necessariamente carpinteiro", diz John Dominique Crossan, um dos maiores especialistas sobre o tema.
[...]
Marcos e Mateus (Evangelhos) informam que Jesus tinha 4 irmãos (Tiago, José, Simão e Judas), além de irmãs (não nomeadas).
[...]
"Seu próprio nome em aramaico, Yeshua, recordava o homem que teria sido o braço direito de Moisés [...] mais de mil anos antes".
[...]
A família teria pelo menos 9 pessoas, mas nem por isso era pobre. Nazaré ficava a apenas 8 km de Séforis - um grande centro comercial onde o rei Herodes, o Grande, governava a serviço de Roma.  Com a morte dele, em 4 a.C., militares judeus se revoltaram contra a ordem política. Deu errado: (generais romanos - Varus e Gaio, queimaram a cidade). [...]  Herodes Antipas, filho do "o Grande", transformou o lugar num canteiro de obras. [...] Então, o ambiente ao redor da família de Jesus não era de privações. "A reconstrução da cidade deve ter gerado muito trabalho para José", diz Paula Fredriksen.
[...]
"Não é difícil imaginar que Jesus pensou muito sobre os romanos enquanto crescia", diz Crossan.
   Na década de 20 d.C, quando Jesus estava nos seus 20 e poucos anos, o sentimento antirromano cresceu mais ainda.
[...]
   Mas, em vez de se unir contra o romano (Pôncio Pilatos), os judeus se dividiram em seitas.
  • os saduceus (conservadores)
  • os fariseus (acreditavam na ressurreição)
  • os essênios (viviam como se o fim dos tempos já tivesse começado: moravam em comunidades isoladas, que faziam refeições em conjunto seguindo estritas leis de pureza.)
  • os zelotes (defendiam a luta armada contra os romanos)
    Em qual dessas seitas Jesus se engajou na juventude? [...] existem semelhanças entre a dos essênios e o movimento que Jesus fundaria - ambas comunidades viviam sem bens privados, num regime de pobreza voluntária, e chamavam Deus de "pai".
[...]
Dois dos 4 Evangelhos começam a falar João Batista antes de mencionar Jesus. É em Marcos e João.[...] vestia como um homem das cavernas ("em pelos de camelo")[...] ("comia gafanhotos e mel silvestre").
    Para a historiadora britânica Karen Armstrong, [...] os Evangelhos não falam de João como mestre de Jesus. Nada disso. Ele apenas reconhece Jesus como o Messias na primeira vez que o vê. [...] Uma possibilidade é que Jesus tenha sido um discípulo de João Batista. Discípulo e sucessor.
    O grande momento de João Batista na Bíblia [...] é a sua própria morte. Morte que abriria as portas para o nosso Yeshua [...] começar o que começou.  O Herodes júnior tinha violado o 10º mandamento da lei judáica: "Não cobiçarás a mulher do próximo". Não só estava cobiçando como estava de casamento marcado com a ex-mulher do irmão, Felipe.  João condenou a atitude do rei publicamente. E acabou executado.
[...]
    O filho do pedreiro assumiria o vácuo religioso deixado pelo profeta. [...] Yeshua, começaria a virar Jesus Cristo.
[...]
A diferença interessante entre João Batista e Jesus Cristo é que [...] "João dizia que Deus estava chegando. Mas João foi executado e Deus não veio". [...] Jesus imaginou uma cooperação bilateral: (que) as pessoas deveriam agir em combinação com Deus para que o novo reino chegasse". Ou seja: não adiantaria esperar de braços cruzados.

A NATIVIDADE
[...] O nascimento (de Jesus) também é uma incógnita completa. A começar pela data de nascimento: 25 de dezembro era a data em que os romanos celebravam sua festa de solstício de inverno, a noite mais longa do ano. (Para eles, marcava o começo do fim do inverno). [...] O dia em que Jesus nasceu não consta na Bíblia - foi uma imposição da Igreja 5 séculos depois, para coincidir o nascimento do Messias com a festa que já acontecia mesmo.[...] (Os Evangelhos) de Mateus e Lucas [os que relatam o nascimento] são basicamente parábolas.
[...]
"Não há nenhum relato, em qualquer fonte antiga, sobre o rei Herodes massacrar crianças em Belém, ou em seus arredores, ou em qualquer outro lugar.  Nenhum outro autor, bíblico ou não, menciona isso", diz o teólogo americano Bart D. Ehrman.
[...]
Jesus nasceu em Belém (de passagem) [...] Lá o menino recebeu a visita de pastores e foi circuncidado aos 8 dias, para depois passar a infância em Nazaré.
[...]
    Ok, mas afinal por que Mateus e Lucas fazem Jesus nascer em Belém? Bom, de acordo com uma profecia do livro de Miqueias, do Antigo Testamento, o salvador viria de lá. Por que de lá? Porque era a cidade do rei Davi. [...] os profetas passaram a dizer que um rei da linhagem de Davi inauguraria o "reino de Deus". Chamavam essa figura de "o ungido" - já que Davi e outros reis israelitas haviam sido ungidos com óleo.  Os Evangelhos foram escritos em grego, o inglês da época. E em grego "ungido" é christos. O Cristo tinha que nascer em Belém. Yeshua provavelmente era de Nazaré mesmo.
[...]
    Os Evangelhos, por sinal, são obra de autores desconhecidos. É apenas uma convenção...[...] O objetivo dos autores não era escrever a biografia de Jesus, e sim propagar a nova fé.[...]

YESHUA SAI DA VIDA PARA ENTRAR NA BÍBLIA
[...] Jesus pode não ter sido exatamente crucificado, mas "arvorizado". É a teoria (controversa, é verdade) do arqueólogo Joe Zias, da Universidade Hebraica de Jerusalém.  Suas pesquisas indicam que as vítimas dos romanos eram mais comumente crucificadas em árvores, pregando uma tábua de madeira no tronco para prender os braços do condenado.
[...]
"Alguns discípulos estavam convencidos de que ele ressuscitara"[...], diz Armstrong. Para esses judeus cristãos, Jesus logo retornaria para inaugurar o novo reino. O líder do grupo era Tiago, irmão de Jesus, que tinha boas relações com fariseus e essênios.  E o movimento se expandiu. [...] Tiago morreu em 62.[...] Em 66, romanos perseguiram os judeus com medo de uma insurgência.[...] Em 70, o imperador Vespasiano sitiou Jerusalém, arrasou o Templo e deixou milhares de mortos.[...] "Sua perda (do Templo) reverbera ao longo dos livros que formam o Novo Testamento. Eles foram escritos em resposta à tragédia." (diz Armstrong)
[...]
Os Evangelhos atribuídos a Marcos, Lucas, Mateus e João seriam finalmente selecionados para o cânon da Igreja. Dezenas de outros evangelhos ficaram de fora.

Por Eduardo Szklarz e Alexandre Versignassi
Revista Superinteressante - Julho de 2011.

O que mais me chama à atenção em toda essa reportagem é que, se os romanos não destroem o Templo "cristão", nós desconheceríamos a mais bela história de amor que a humanidade conhece, até então (Jesus deu a vida por nós). Ou seja, é irônico perceber que, o homem que pregou o perdão, tem sua história escrita como vingança aos romanos. FELIZ PÁSCOA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, clique aqui.