sexta-feira, 6 de abril de 2012

BUTANTAN COMEÇA A TESTAR VACINA CONTRA DENGUE

ESTIMATIVA É QUE VACINAÇÃO ESTEJA DISPONÍVEL EM TRÊS ANOS

   [...] O Instituto Butantan vai iniciar até junho os ensaios clínicos da vacina contra dengue em humanos. O estudo, feito em parceria com o Centro de Pesquisas Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), avaliará a segurança e a imunogenicidade (capacidade que uma substância tem de induzir uma reação de defesa do organismo contra determinada doença) da vacina, que é tetravalente, pois atua sobre os quatro tipos de vírus da dengue após a administração de apenas uma dose.
   A estimativa do instituto é que a vacina esteja disponível para a população em três anos.  Para os testes clínicos serão recrutados, a partir de abril, 300 voluntários de 18 a 50 anos de idade.
   "Este é um passo muito importante para a saúde pública e para a ciência, representando um avanço significativo na prevenção da dengue. A vacina já se mostrou segura e imunogênica em estudos anteriores e esperamos obter o mesmo sucesso nessa nova etapa", avaliou o diretor médico de Ensaios Clínicos do Instituto Butantan, Alexander Precioso. 
Folha de Pernambuco (Brasil) p.10 - Recife, 29 de março de 2012.

Queridos alunos, lembram-se que eu falei para vocês: que o mosquito fêmea da dengue é uma pobre "coitada", pois enquanto não se encontra uma vacina contra esta doença a solução é matar o transmissor?  Pois é, graças a ciência, em breve, o verdadeiro vilão estará com os dias contados. Isso sim é uma boa notícia, para nós e até para o mosquito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião, clique aqui.